SP-Guarujá - Piscina Natural e Caverna

Guarujá - Piscina Natural e Caverna

Piscina Natural localizada no Morro do Mar Casado, acesso somente por trilha de difícil acesso, local perigoso para idosos e crianças, descida bem inclinada e escorregadia , alem de ter que andar nas pedras do costão, mas e Lindo o lugar.

TRAGA DE VOLTA TODO O LIXO.

A piscina natural e a caverna, na verdade não são naturais, foram construídos a base de dinamite, eu acredito (não achei nada que comprove) que foram construídos entre 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee, que ganhou a concessão da Ilha dos Arvoredos, leia mais abaixo na imagem da ilha.






 




























































Ilha dos Arvoredos

Na Ilha dos Arvoredos os sonhos do engenheiro Fernando Eduardo Lee, que recebeu a concessão da Ilha para fins científicos, foram se realizando, filho de imigrantes norte-americanos, dedicou mais de 40 anos ao local. Visionário, Lee tornou a ilha auto-suficiente em água potável e energia, sendo pioneiro no País na utilização de energia eólica e solar. Ele dedicou boa parte de sua vida às pesquisas científicas nos 37 mil metros quadrados da Ilha, onde instalou toda uma infra-estrutura que a deixou auto-suficiente em água potável, geração de energia e alimentação.

Atualmente, a Ilha dos Arvoredos possui sistemas de energia eólica, que gera energia a partir da força dos ventos, e de energia térmica, com a utilização de placas termovoltáicas, o que faz com que a ilha seja independente em termos de energia.

Além das pesquisas nas áreas de tecnologia, Fernando Lee desenvolveu experimentos em fauna e flora, transformando o que era antes um rochedo, em uma "Ilha Encantada", com diversas espécies, algumas até mesmo raras, de animais, pássaros e plantas.

Para dar continuidade aos projetos científicos implantados na Ilha dos Arvoredos, Lee, aos 80 anos, criou em 1984 a Fundação Fernando Eduardo Lee. Isso não impediu, porém, que o projeto entrasse em decadência, sobretudo após a morte de seu idealizador, em 1994. A Universidade Associação de Ensino de Ribeirão Preto (Unaerp) incorporou a Fundação em 1997, quando iniciava o processo de instalação de seu Campus Guarujá, tendo iniciado a restauração e recuperação da ilha, dando continuidade ao sonho do seu fundador.


Postagens mais visitadas deste blog

SP-Sao Sebastiao - Praia do Ventura

SP-Ubatuba - Praia Mansa